Paginas

Os Cinco Tipos Básicos de Oração

É importante praticar cada tipo de oração com regularidade, pois cada um tem o seu lugar em nosso relacionamento com Deus.

1. Adoração

Em nosso relacionamento com Deus, é essencial que tenhamos tempo diário para louvá-lo e adorá-lo. O maior dos mandamentos nos chama para a adoração.

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças” (Mc 12.30).

“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me…” (Sl 50.23).

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Ts 5.16-18).

“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15).

2. Confissão

É pela confissão de pecados que recebemos o perdão de Deus e mantemos a vida cheia do poder do Espírito Santo.

“Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria” (Sl 66.18).

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Cr 7.14).

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13).

3. Petição

Pela petição apresentamos a Deus nossas necessidades e ansiedades.

“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa” (Jo 16.24).

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).

“…aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 4.16).

4. Intercessão

Pela intercessão enfatizamos as necessidades dos outros.

“E longe de mim esteja pecar contra o SENHOR, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito” (1 Sm 12.23).

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum” (Ez 22.30).

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens” (1 Tm 2.1).

5. Meditação

Meditação é parar para refletir na Palavra de Deus e ouvir calmamente a sua voz.

“…sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite” (Sl 1.2).

“Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas” (Sl 119.148).

Devemos equilibrar os cinco tipos de oração, mas não devemos ser legalistas. Um dia podemos orar usando os cinco tipos, outro dia gastarmos mais tempo num que noutros, e até mesmo orarmos apenas usando um deles apenas. Lembremos sempre que oração é um relacionamento real e não um sistema frio calculado.

Deixe o seu comentário