Paginas

Conflitos da alma

Você já viu o desmoronamento de um edifício? Compare isso com a confusão interior em que as pessoas vivem. Todas as tentativas nas relações humanas deixam a desejar. A questão é mais que política e econômica. Tudo tem uma origem espiritual, porque tudo em nós está interligado. A desarmonia social é nada mais que um reflexo da inquietação na alma coletiva. As pessoas não se entendem, não se toleram. A vida humana é cada vez mais subestimada. Qual a razão? Falta de amor próprio. Jesus disse: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Se eu não amo a mim mesmo não amarei o meu próximo. Mas não pára aí. As pessoas não se amam porque não amam a Deus. Tudo depende disso. A Bíblia diz: “Se andarmos na luz, como ele (Deus) está na luz, temos comunhão uns com os outros”. Tudo começa com Deus, não com você ou comigo.

Você admite viver nesse conflito interior? A sua realidade não se encaixa com a realidade da vida. Muitas vezes você sente que não é essa a vida que você quer, que há algo mais. Você não tem certeza de nada porque duvida de tudo. Não tem certeza da causa e da razão de ser desta vida efêmera que tem. Tem convivido com um sentimento de futilidade que não desaparece. Até parece que ele se foi, mas logo retorna com a cara mais feia ainda. Se você não sabe para onde vai, não pode estar feliz com a caminhada. Você sente que a vida é como uma roupa desbotada. E o que precisamos é mais do que uma maquilagem, o que precisamos é de uma cirurgia interior, e o bisturi deve estar em mãos divinas.

Minha pré-adolescência foi marcada por uma melancolia que me acompanhava com freqüência. Mesmo quando tudo parecia estar bem eu chorava e tinha um forte sentimento de perca que não sabia a procedência. Nada parecia preencher o vazio da minha alma naqueles dias. Posso ligar aquilo com as palavras de Agostinho: “Há um vazio tão grande em nós que só Deus pode preencher”.

Será possível esse reencontro com Deus? Lembro-me de uma ocasião quando ainda morava numa pequena vila interiorana e fui para a cidade com minha avó. Estávamos no centro da cidade numa feira livre. Senti vontade de ir para a casa de minha tia onde estávamos hospedados. Saí sem nada conhecer e até hoje não sei como consegui chegar onde queria. Eu devia ter oito anos de idade. Depois de beber água voltei para encontrar minha avó. Quando perceberam isso, todos começaram a me procurar pela cidade. Até pensaram em anunciar pela rádio da cidade que eu estava desaparecido. Mas logo me encontraram. Eu procurava e era procurado. Assim foi fácil ser encontrado. Com Deus não é diferente. A Bíblia diz que sem Deus somos como ovelhas desviadas pelo caminho. Mas Jesus veio buscar e salvar o perdido. E com essa consciência nossa atitude deve ser aproximar-se de Deus. E a Bíblia promete que Ele se aproximará de nós.

Se você quer viver plenamente, precisa encontrar a razão de ser desta vida. Não há muitas maneiras de ver isso. Não é uma questão de ponto de vista. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Não existe outro meio que não seja Jesus. Fora dele a vida é uma mentira vegetativa. Também está escrito na Bíblia: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”. Não se pode ignorar isso. Se quiser se relacionar com Deus você deve entender que isso jamais poderá acontecer fora de Jesus. Ele não é opção, Ele é a razão de ser da vida – Ele é a verdadeira vida.

Deixe o seu comentário