Paginas

Basta

A vida é feita de mutações. A Bíblia diz que “para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Chega um tempo em nossa vida que temos que tomar decisões radicais, muitas vezes provocadoras de dores, tristezas e perca de prazeres. Situações tais que podem nos levar a um grito de raiva ou de determinação sobre aquilo em que estamos mudando, como mostra a figura acima. Mas não devemos hesitar em mudar quando se faz necessário.

Há situações quando a melhor decisão a ser tomada é dizer ‘BASTA!’. Isso me faz lembrar do que Deus disse para Moisés. Ele foi o maior legislador de Israel, sendo o líder libertador e aquele que guiou o povo de Israel (cerca de três milhões de pessoas) pelo deserto, desde o Egito até às margens do rio Jordão à entrada da Terra Prometida - Canaã. Mas, quando ele pediu a Deus para entrar e ver a boa terra, Deus se irou contra ele e não lhe permitiu o que foi pedido, isso porque Moisés havia desobedecido ao Senhor diante do povo (Dt 3.23-29).

Para nós também chega a hora de dizer BASTA, para hábitos, circunstâncias e pessoas. Nesses dias estou vivendo isso. Estou dizendo BASTA para situações e pessoas. Isso nem sempre envolve coisas erradas, mas tem vontades, opiniões e comportamentos que devem ser levados em conta pela gente. O apóstolo Paulo disse: “Por amor de ti (Cristo) enfrentamos a morte todos os dias…” (Rm 8.36). Em outras palavras, todo dia era dia de morte para Paulo. Naqueles dias havia motivos políticos e religiosos que levavam a isso literalmente, além das razões espirituais e morais da vida cristã.

A Bíblia diz: “Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça” (Rm 6.13). Fica claro nessa passagem e em tantas outras, que somos responsáveis por nosso comportamento. Temos a decisão de oferecer nossa vida para o pecado ou para Deus. Oferecer-se a Deus é o que devemos fazer. Outra passagem bíblica diz algo semelhante: “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Cl 3.5-10).

Hoje também precisamos morrer para muitas coisas. Eu classificaria o dia de ontem para mim, como um dia de morte. E preciso lembrar que isso não é questão de um dia apenas, mas de cada dia. Os motivos para a morte podem variar, mas não a disposição para morrer. “Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23).

Esta semana, uma frase do conceituado evangelista americano D. L. Moody tem falado muito ao meu coração: “Caráter é o que o homem é no escuro”. A pessoa é, o que ela é, de dentro para fora. Quando estamos sozinhos ou durante o nosso tempo livre, é quando geralmente mais somos provados a revelar quem de fato somos. Parafraseando o apóstolo Paulo, eu digo que devemos ter uma consciência tranqüila diante de Deus e dos homens. Para o que você precisa dizer: BASTA!?

Deixe o seu comentário